quarta-feira, junho 26, 2019

Entendendo a Espada Misteriosa de São Miguel

Li alguns artigos sobre a misteriosa Espada de São Miguel - uma linha reta através da Europa de igrejas e santuários dedicados ao arcanjo. Ouvi pela primeira vez sobre a espada da peça de Gelsomino Del Guercio de maio do ano passado, “ 7 santuários ligados por uma linha reta: a lendária espada de São Miguel .” Não são apenas os santuários, centrados em torno de mosteiros, em linha reta, três deles estão uniformemente espaçados um do outro. Del Guercio lista os santuários da seguinte forma, a maioria deles em lugares altos e muitos deles em ilhas:
  1. Skellig Michael, uma ilha da costa da Irlanda, estabelecida por monges celtas.
  2. Saint Michael's Mount, uma ilha ao largo da costa da Cornualha, Inglaterra.
  3. Mont Saint Michel, uma ilha ao largo da costa da Normandia, França.
  4. Sacra di San Michele, uma abadia construída em cima do Monte Pirchiriano, Itália.
  5. Santuário do Monte Sant'Angelo sul Gargano, no topo de outra montanha na Itália.
  6. Monastério dos Taxiarchis, ilha de Symi, Grécia.
  7. Monastério de Stella Maris, Monte Carmelo, Israel.
Del Guercio dá uma pista chave que pode ajudar a explicar a linha direta: “A Linha Sagrada também está perfeitamente alinhada com o pôr do sol no dia do Solstício de Verão do Hemisfério Norte.” Del Guercio acha que isso torna a coincidência mais notável, mas acho que pode ser o fato-chave que nos ajuda a descompactar o significado da espada - corretamente nomeada como uma espada para sinalizar o combate espiritual da cristandade contra o paganismo.
Qual é o significado do solstício de verão? Muitos santuários pagãos, o mais famoso de Stonehenge, foram construídos para destacar o movimento do sol e da lua, e foram projetados para aproveitar o sol no dia mais longo do ano, o solstício de verão. Os santuários ao longo da espada de São Miguel eram, então, locais de adoração originalmente pagãos? Na verdade, a resposta é sim. A ilha na Cornualha era dedicada ao deus celta Lugh (que também era um lutador) e Mont. St. Michel foi dedicado a Mithras (um culto de soldados romanos) e chamado Tomb Mount. O mosteiro grego foi construído sobre o local de um templo para Apolo, que estava ligado ao sol e, portanto, ao solstício. Parece que ele também tinha santuários ao longo da espada de São Miguel. Os pagãos teriam procurado “lugares altos” distintivos que seguissem o rastro do sol em seu dia de pico.
Como cada mosteiro se tornou dedicado a São Miguel? Alguns dos sites reivindicam uma aparição de Michael. Ele apareceu no Monte San Angelo em 490 e 663 e no Monte St. Michel para o bispo Aubert em 708, instruindo-o a construir o santuário. Sacra di San Michele é a meio caminho entre Mon St. Michel e Monte San Angelo e também foi construída a pedido do Arcanjo em 983, aparecendo ao eremita, St. Giovanni Vincenzo. Philip Kosloski relata como St. Patrick viu St. Michael sobre a ilha de Skellig Michael enquanto ele estava exorcizando a Irlanda. Taxiarchis é o lar de um ícone milagroso de Michael, que se diz ter protegido o mosteiro da invasão muçulmana (com o arcanjo até mesmo aparecendo diante do inimigo).


Outros locais podem ter ganho uma associação com o arcanjo lutador na imaginação cristã para se proteger contra a influência do culto pagão anteriormente associado aos locais. O sétimo site é o único que não se conecta a Michael (que eu saiba), mas o Monte. Carmel também foi um local de batalha espiritual onde Elias matou os profetas de Baal. Pode haver alguma conexão entre Elias e São Miguel quando encontrei uma lenda popular ucraniana alegando que São Miguel havia dado a Elias o trovão que ele tirou de Satanás.
Há também uma conexão entre o solstício de verão e São João Batista. No mundo antigo, os solstícios foram 24 junho th e 25 de dezembro th , aniversários de curso de João e Jesus. Os Pais da Igreja ligaram essas datas às palavras de João de que Jesus deve aumentar enquanto diminui, pois esses são os dias que marcam a crescente e decrescente luz do sol. E, de fato, João Batista, como Miguel, estava associado ao combate ao paganismo na Igreja primitiva. Vemos um exemplo disso em Monte Cassino.
Na biografia de São Bento de São Gregório, o Grande, ele descreve como o abade estabeleceu um santuário para João Batista para substituir um dedicado a Apolo, que havia sido colocado em um lugar alto (e provavelmente também ligado ao sol):
Neste lugar havia uma antiga capela em que o povo tolo e simples, de acordo com o costume dos antigos gentios, adorava o deus Apolo. Ao redor dele igualmente por todos os lados, havia bosques para o serviço dos demônios, nos quais, até aquele exato momento, a louca multidão de infiéis oferecia o mais perverso sacrifício. O homem de Deus vindo ali, espancou o ídolo, derrubou o altar, ateou fogo ao bosque e, no templo de Apolo, construiu o oratório de São Martinho e onde estava o altar do mesmo Apolo. fez um oratório de São João. Por sua contínua pregação, ele trouxe as pessoas que moravam nessas partes para abraçar a fé de Cristo. Diálogos , Bk 2, cap. 8).
Explicar a espada de São Miguel em conjunção com a linha do solstício de verão não explica o significado da espada. Em vez disso, mostra seu significado como parte da maneira pela qual a Igreja recuperou locais importantes e os dedicou à adoração do único Deus verdadeiro. O sol e as estrelas proclamam a glória de Deus e não devem levar à adoração idólatra e ao sacrifício humano (costume do solstício).
São Miguel claramente teve um papel em recuperar o solstício para a glória de Deus e remover sua conexão com o inimigo como ele mesmo apareceu em muitos desses lugares. Em nossa própria luta para recuperar nosso próprio país, devemos nos voltar para São Miguel (e recitar sua oração com freqüência) e a São João Batista para nos proteger, proteger e nos ajudar na batalha pelas almas.
fonte: https://catholicexchange.com/understanding-mysterious-sword-st-michael
Formação Leoninas | Clevinho Maia

Entendendo a Espada Misteriosa de São Miguel