Os anjos estão presentes especialmente no Sacrifício Eucarístico. A Missa é, na verdade, uma participação sacramental na liturgia do céu, o culto * oficialmente prestado à Trindade pelo pleno acolhimento da criação espiritual. A presença dos anjos introduz a Eucaristia no próprio céu. Eles ajudam a cercá-lo com um mistério sagrado.
"Os anjos cercam o padre", escreve São João Crisóstomo. “Todo o santuário e o espaço diante do altar estão cheios das Potestades celestes que vêm para honrar Aquele que está presente sobre o altar.” E em outro lugar: “Pense agora em que tipo de coro você vai entrar. Embora investido de um corpo, você foi julgado digno de se juntar aos Poderes do Céu ao cantar os louvores dAquele que é o Senhor de todos. ”“ Veja a mesa real. Os anjos servem para isso. O próprio Senhor está presente ”.
Há apenas uma atividade sacerdotal, e essa é a de Jesus Cristo. Por isso, toda a criação glorifica a Trindade. Esta é a mesma atividade que é oferecida pelos anjos no céu e os santos na terra. Esta participação aparece no Novo Testamento, onde a liturgia da Igreja é apresentada como uma participação na dos anjos. Assim, na carta aos Hebreus, lemos: “Vós chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial e à companhia de muitos milhares de anjos, e à igreja dos primogênitos que estão matriculados nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados, e a Jesus, mediador de um novo testamento, e uma aspersão de sangue que fala melhor do que Abel.
Quanto ao Apocalipse, é a visão do culto dominical cristão que o visionário vê como prolongado na liturgia do céu.
A liturgia celestial
Os anjos estão associados às diferentes partes do sacrifício. Theodore of Mopsuestia mostra-os simbolizados pelos ministros que organizam as oferendas sobre o altar: “Por meio dos diáconos que ministram no que está sendo realizado, podemos ver em espírito as Potências invisíveis que ministram enquanto ajudam nesta liturgia inefável.”
Mais adiante, ele acrescenta: “Vocês devem perceber que há uma imagem dos Poderes invisíveis neste serviço que os diáconos são encarregados agora, pois eles carregam a oferta pela oblação. . . E quando eles a trouxeram, ela é colocada no altar sagrado pelos anjos para o perfeito cumprimento da Paixão. Os diáconos que espalham os panos sobre o altar lembram os linhos de enterro; e aqueles que, uma vez que o corpo sagrado foi produzido, estão de ambos os lados e abanam o ar ao seu redor, representam os anjos que permaneceram em Cristo enquanto Ele estava morto, para honrá-lo, até que viram Sua Ressurreição ”.
É fácil ver como a exibição da liturgia da terra é um reflexo visível, um símbolo eficaz da liturgia celestial dos anjos. Esta unidade dos dois cultos é expressa pela própria liturgia no prefácio, onde convida a comunidade da Igreja a unir-se aos tronos e aos domínios, aos querubins e aos serafins, para cantar o hino de louvor angélico, o triunfo. Piedosos:
Reflita sobre quem é que você está próximo e com quem você está prestes a invocar Deus - os querubins. Pense nos coros que você está prestes a entrar. Que ninguém tenha qualquer pensamento de terra (sursum corda), mas que se perca de todas as coisas terrenas e se transporte inteiro e inteiro para o céu. Deixe-o ficar lá ao lado do próprio trono da glória, pairando com os Serafins, e cantando a canção mais sagrada do Deus de glória e majestade. ”
Em outra parte, São João Crisóstomo observa que a Gloria in Excelsis é o canto dos anjos inferiores. Até os catecúmenos podem se juntar a ele. Mas o Sanctus é o canto dos Serafins; leva ao próprio santuário da Trindade e, portanto, "é reservado para os iniciados, os batizados".
Santo, Santo, Santo
Theodore of Mopsuestia também enfatiza essa participação na liturgia angélica no Trisagion [três vezes santo]. Este ponto é especialmente caro à tradição de Antioquia.
“O sacerdote aqui menciona todos os Serafins que levantam este cântico de louvor a Deus, a mesma canção que abençoou Isaías ouviu através de uma revelação divina e transmitida nas Escrituras. Este é o louvor que todos reunimos para cantar no alto de nossas vozes, para que cantemos os mesmos hinos que as naturezas invisíveis. . . Por este meio, mostramos a grandeza da misericórdia que Ele nos concedeu gratuitamente. Um medo religioso preenche nossa consciência, antes ou depois de termos gritado: "Santo!" "
Este canto dos Serafins expressa o medo sagrado. Descreve a admiração sentida pelas mais altas criaturas na presença da infinita excelência divina. E isso nos permite compreender melhor a santidade da Eucaristia, que nos leva, com os Serafins, à presença do Deus todo-sagrado, oculto apenas pelas frágeis espécies de pão e vinho.
A oferta
Finalmente, a presença dos anjos na Eucaristia aparece no próprio ato de oferecer o Sacrifício. A própria liturgia romana testemunha isso quando pede a Deus que “as ofertas sejam levadas pelas mãos do Teu santo anjo ao Teu altar-mor”. O Apocalipse já mostra os anjos, em sua liturgia celeste, oferecendo “as orações dos santos”. Sob a aparência de “taças de ouro cheias de perfume”. Este papel de intercessão aparece na oração de todas as orações, o ato central de culto, a atividade sacerdotal de Cristo.
Assim, João Crisóstomo pode escrever,
“Não são apenas os homens que levantam este grito cheio de respeito, mas os anjos se prostram perante o Senhor, os arcanjos oram a Ele. Assim como os homens cortam ramos de palmeira e os agitam diante de seus reis para movê-los a pensar em amor e misericórdia, neste momento os anjos apresentam o próprio Corpo de seu Senhor como se fosse um ramo de palmeira e oram a Ele por todos humanidade."
A Anunciação e a Ressurreição
Esta participação dos anjos se estende a toda a vida litúrgica e especialmente à celebração das festas cristãs. Os mistérios de Cristo são celebrados pelos poderes celestiais ao mesmo tempo que são pela Igreja na terra. Assim, Gregory Nazianzen escreve, a respeito da festa da Epifania, “Juntamente com os pastores glorificam a Deus; cante seus louvores com os anjos; junte-se aos coros dos arcanjos. Deixe esta ocasião festiva juntar os poderes daqueles no céu e aqueles na terra. Pois tenho certeza de que eles se regozijam hoje e celebram essa festa conosco, pois são amigos de Deus e do homem, assim como aqueles que Davi nos mostra ressurgindo com Cristo depois da Paixão, indo adiante de Cristo e competindo uns com os outros. levante os portões.
A última frase é uma alusão ao Salmo 23, onde a tradição mostra os Poderes que ascendem com Cristo em Sua Ascensão, ordenando que os guardiões dos portões do céu levantem seus lintéis para deixar o Rei da Glória entrar. Assim como participaram de Seus mistérios no momento de sua realização histórica, os anjos continuam associados à comemoração litúrgica.
Mas é João Crisóstomo quem desenvolve essa idéia em sua maior extensão. Ele explica que, a fim de dar maior esplendor à festa da Ascensão, ele convidou os fiéis a celebrá-lo no Martyrium de Romanesia:
“Os anjos estão presentes aqui. Os anjos e os mártires se encontram hoje. Se você deseja ver os anjos e os mártires, abra os olhos da fé e observe esta visão. Pois se o ar é cheio de anjos, quanto mais a Igreja! E se a Igreja está cheia de anjos, quanto mais isso é verdade hoje quando o seu Senhor subiu ao céu! Todo o ar ao nosso redor está cheio de anjos. Ouça o apóstolo [Paulo] ensinando isso, quando ele ordena que as mulheres cubram suas cabeças com um véu por causa da presença dos anjos ”.
E novamente, em relação à ressurreição, ele escreve: “Não é só a terra, mas também o céu, que tem parte na festa de hoje. . . Os anjos exultam, os arcanjos se alegram, os querubins e os serafins se juntam a nós na celebração da festa de hoje. . . Que lugar há para a tristeza?
* Nota do editor: o termo "culto" é aqui usado em seu sentido mais antigo, como um sistema de adoração e devoção a um determinado objeto.
Este artigo é adaptado de um capítulo em Os Anjos e Sua Missão , que está disponível na Sophia Institute Press .
Fonte: https://catholicexchange.com/the-presence-of-angels-at-the-eucharist
Formação Leoninas | Clevinho Maia
Fonte: https://catholicexchange.com/the-presence-of-angels-at-the-eucharist
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